Trovoadas


As trovoadas são acontecimentos muito raros. Ocorrem quando o ar quente e húmido ascende em pouco tempo, e têm como aviso o céu bastante negro. Apesar da relativa amenidade do nosso clima, o acontecimento é inevitável e ás vezes súbito...

Dentro das nuvens, bruscas correntes de ar geram fricção entre gotas de água e gelo, levando à formação e à aglomeração de electricidade estática. No topo das nuvens, acumulam-se as cargas eléctricas positivas e na zona inferior as negativas. Quando a acumulação de cargas negativas atinge um valor elevado, gera-se uma descarga eléctrica sobre a aparência de raios (visíveis como relâmpagos luminosos) dirigidos para a área superior da nuvem ou mesmo para o solo.
Os raios aquecem instantaneamente o ar e o vapor no seu percurso, obrigando-os a uma expansão brusca, seguida de rápido arrefecimento e contracção. Este aquecimento é tal que origina uma violenta explosão, ouvindo-se então o trovão.

Como o som e a luz viajam a velocidades diferentes, um observador posicionado a alguma distância da tempestade vê o relâmpago uns segundos antes de ouvir o trovão.
Os raios tomam sempre o caminho mais rápido para o solo e frequentemente isso implica a passagem através de objectos altos isolados na paisagem, como por exemplo árvores, casas ou mesmo pessoas. Para prevenir ou diminuir os efeitos desta situação, assegura-te que estás sempre informado sobre a previsão do tempo e cumpre as medidas de segurança, para este caso.

0 d´um raio:

Enviar um comentário