Fui ver !



Como não podia deixar de ser, uma fã assumida de Amália Rodrigues tinha que ir ver o filme... E fui mesmo! Cheia de expectativas pois só pelo trailer que já havia visto, parecia-me pelo menos que as parecenças entre a actriz e a cantora era evidentes. A produção já começava a portar-se bem!

'Amália, o Filme' procura reconstituir o "conturbado" percurso da fadista. A separação dos pais, a sua vida sentimental, a afirmação musical, a projecção internacional, a conotação com o salazarismo no pós-25 de Abril e um fim de vida apaziguado.

Após ter sido alvo de vários protestos das irmãs e sobrinhas de Amália Rodrigues, que tentaram impedir judicialmente a sua exibição alegando que não "retrata com verdade" a vida da fadista, transformando-a numa "mera novela de cordel", o filme é apresentado como uma biografia ficcionada.

A ideia partiu de Manuel da Fonseca (inspirado no filme 'La Vie en Rose' sobre Édit Piaf). O argumento é de Pedro Marta Santos e João Tordo e a realização pertence a Carlos Coelho da Silva (autor de 'O Crime do Padre Amaro').

No papel de Amália surge a actriz Sandra Barata Belo, que interpreta a fadista desde jovem até ao fim da sua vida.

Para mim, vale a pena garantidamente, mas o maior aplauso (sem ser a fadista, na voz..), vai para a fotografia do filme e para as mudanças de época. Clap clap clap! Estão de parabéns!


0 d´um raio:

Enviar um comentário